Poliomiosite // Entenda sintomas e tratamentos disponíveis

20/04/2023
Dr. Carlos Marcelo de Barros
A polimiosite é uma doença crônica e degenerativa caracterizada pela inflamação progressiva dos músculos.
 
Rara, geralmente atinge a musculatura relacionada ao tronco, o que pode comprometer pescoço, quadril, costas, coxas e ombros, e é mais frequente em mulheres entre os 30 e os 60 anos.
 
A principal causa são as doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, o lúpus, a esclerodermia e a Síndrome de Sjögren.
 
O diagnóstico é feito a partir da avaliação dos sintomas e do histórico familiar. Já o tratamento normalmente inclui o uso de medicamentos imunossupressores e realização de fisioterapia. Porém cada caso deve ser avaliado em separado para melhor direcionamento.
 
Alguns sintomas da poliomiosite podem ser similares aos da dermatomiosite, por também ser uma doença inflamatória que atinge os músculos. Contudo caracteriza-se pelo surgimento de lesões de pele, como manchas avermelhadas, principalmente nas articulações dos dedos e joelhos, além de inchaço e vermelhidão em torno dos olhos –sinais que não são presentes em casos de poliomiosite.
 
Medicamentos como a Metilprednisolona e a Ciclofosfamida são os mais comumente utilizados. Contudo fármacos biológicos, como o Belimumabe e o Rituximabe também são bastante eficazes, assim como tratamentos com imunoglobulina.
 
A escolha do tratamento mais efetivo é feita em conjunto com a equipe médica responsável e considera peculiaridades de cada caso. Dessa forma, visa o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
 
⚕ Dr. Carlos Marcelo de Barros - CRM/MG 39.448
Anestesiologia RQE 16.085 / Área de atuação em Dor RQE 42.108 / Medicina Paliativa RQE 47.014
Entre em contato – WhatsApp
 
Design by: eWorld