O crossfit é um conjunto de movimentos funcionais e variados, realizados com alta intensidade que refletem os melhores aspectos de esportes, como ginástica, corrida, remo e levantamento de peso.
Mas alguns dos exercícios dessa atividade podem colocar o ombro em posições que estressam as estruturas da articulação, principalmente para finalizar a série ou para aumentar a velocidade se ignora a técnica correta.
A lesão no manguito rotador é uma das causas mais comuns de dor no ombro na comunidade crossfit junto da tendinopatia do manguito rotador, artrose acromioclavicular, osteólise da clavícula distal, discinesia escapular e instabilidade ou luxação do ombro.
Uma das causas principais para uma lesão nessa região é levantar peso acima da cabeça, o que inclui: snatch, clean, jerk e push press, além de quaisquer outras atividades que estejam inseridas na série de treino.
Esses exercícios põem forças adicionais ao ombro, em particular nos levantamentos acima da cabeça e alguns movimentos de ginástica, como plantar bananeiras e flexões, depositam grandes forças no ombro.
Os praticantes podem reduzir o risco de lesão no manguito rotador ao manter a postura adequada para cada exercício em todas as execuções.
Os estabilizadores da escápula devem ser priorizados com a rotação externa e interna e de resistência com puxadas e remadas. Muitos entusiastas acreditam que realizar esses exercícios simples algumas vezes por semana antes ou depois da aula pode fazer grande diferença à estabilidade geral e na força do ombro.
Precisamos entender que não é só porque lesões no manguito rotador são comuns que precisam acontecer.
Priorizar os alongamentos e o fortalecimento da musculatura é uma necessidade para conseguir a resistência e a elasticidade necessárias para a realização de movimentos sem o risco de lesões.
⚕ Dr. Carlos Marcelo de Barros - CRM/MG 39.448
Anestesiologia RQE 16.085 / Área de atuação em Dor RQE 42.108 / Medicina Paliativa RQE 47.014
Entre em contato –
WhatsApp