A artrose é uma doença dolorosa degenerativa da cartilagem articular e dos ossos. Um problema progressivo de acordo com a idade, que atinge principalmente mulheres após os 60 anos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos.
A associação entre este problema e o risco de morte por doença cardíaca foi apontoado por um estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia, publicado no periódico Osteoartrite e Cartilagem e merece nossa atenção.
Depois de analisarem as causas de morte, observaram que as pessoas com artrose no quadril ou no joelho eram 20% mais propensas do que o resto da população a morrer de doença cardíaca crônica ou insuficiência cardíaca.
Essa possibilidade foi maior em pacientes que conviveram mais com o problema, sendo mais aparente após 9 anos da patologia.
O principal autor do estudo, Martin Englund, professor da Universidade de Lund, em entrevista ao The New York Times reafirma o sentido dessa descoberta. Ter o diagnóstico de uma dor crônica nos deixa naturalmente menos ativos, que somado à obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Informações que ressaltam a importância de mantermos o corpo em movimento e buscar formas, dentro das limitações que as dores impõem, de nos manter ativos e ajudar nosso corpo a melhorar.
⚕ Dr. Carlos Marcelo de Barros - CRM/MG 39.448
Anestesiologia RQE 16.085 / Área de atuação em Dor RQE 42.108 / Medicina Paliativa RQE 47.014
Entre em contato –
WhatsApp